X

Agende sua visita

Preencha o formulário abaixo e marque sua visita conosco.

Para agendamento de doppler transcraniano para monitorização de vasoespasmo pós hemorragia subaracnóidea (HSA) entre em contato diretamente em contato@avccenter.com.br ou telefone.
Agende sua visita

Serviços

Toxina Botulínica

    O bloqueio neuroquímico é feito por meio da aplicação da toxina botulínica, uma proteína que bloqueia a liberação do neurotransmissor acetilcolina. Como consequência, ocorre a falha da comunicação entre as terminações nervosas e fibras musculares resultando na fraqueza dos músculos em que foi injetada. A aplicação é segura, sendo feita por injeção subcutânea ou intramuscular, dependendo da área a ser tratada. O desconforto na aplicação é leve e em geral muito bem tolerado.

    A ação da toxina pode ser percebido com maior intensidade apenas após 15 dias depois da aplicação e tem efeito transitório, com recuperação da força muscular em aproximadamente 4 meses. Por esse motivo, na maior parte dos tratamentos é necessário aplicações repetitivas. 

    Na prática neurológica é utilizada amplamente como adjuvante a fisioterapia para o tratamento da contração muscular excessiva (espasticidade, paralisia cerebral, sequela de derrame/AVC), mas pode ser aplicada ainda para outras indicações como movimentos anormais do corpo (distonias, espasmos), tratamento de alguns tipos de dor (bruxismo, cefaléias e dores faciais) e ainda produção excessiva de secreções salivares ou suor.

    Além de leve desconforto local, é comum discreta vermelhidão que desaparece em algumas horas. Raramente pode haver um efeito exagerado, devido à difusão da toxina para músculos próximos, com efeito temporário, em geral, com duração menor que o tempo do efeito final desejado. A aplicação por médico especializado diminui as chances de efeitos colaterais graves.

    Não necessário nenhum preparo para a aplicação da toxina.

Dra. Aline Marques da Silva Braga

Indicações:
 
  • Tratamento espasticidade;
  • Tratamento de distonias (como por exemplo caimbra do escrivão) e outros distúrbios do movimento;
  • Tratamento do espasmo hemifacial;
  • Prevenção de crises de dor de cabeça/facial;
  • Diminuição na produção de saliva ou suor.

Site desenvolvido por: